A internet como ferramenta para o desenvolvimento da identidade profissional

Este artigo foi fruto de uma pesquisa realizada durante a graduação em Psicologia da UFSC, na qualidade de bolsista de iniciação científica (CNPq) orientado pela Profa. Dra. Dulce Helena Penna Soares e, também, como estagiário do Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP). Trata-se de estudo teórico sobre as mudanças do conceito de identidade pessoal na Modernidade, assim como acerca das transformações da identidade do adolescente e das possíveis influências do uso cotidiano da internet sobre essas metamorfoses identitárias. Esse estudo fundamentou experimento realizado pelo LIOP com a prática da orientação profissional via internet.

RESUMO: Este estudo discute a identidade profissional do adolescente e o mundo da Internet, analisando suas implicações para o trabalho do psicólogo no campo da orientação profissional. A partir da bibliografia consultada, sugere-se uma nova compreensão do conceito de identidade pessoal, especialmente em seu âmbito ocupacional, visto agora como descentrado e multifacetado. Somando-se a isso, propõe-se um entendimento da Internet não apenas como tecnologia de comunicação e informação, mas como ferramenta para a expressão e transformação da identidade pessoal em seus múltiplos aspectos. Em consequência, considera-se que o orientador profissional não pode ficar alheio a essa nova ferramenta, pois o adolescente que busca orientação – entendido aqui como um sujeito em crise de identidade –pode beneficiar-se de serviços desenvolvidos via Internet, em especial, porque esta última pode-lhe facilitar o desenvolvimento de uma identidade profissional flexível, necessária ao mercado de trabalho atual.

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