Os Psicanalistas

Psicanalista Adriana Cândido da Silva
Formação acadêmica: Psicóloga (CRP 12/09698) formada com mérito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Mestre em Filosofia da Psicanálise pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a dissertação intitulada “O papel do conceito de histeria na construção do conceito de fantasia em Freud” (orientador: Prof. Dr. Marco Antônio Franciotti) e Especialista em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com a monografia “Da paralisia à depressão: reflexões acerca da histeria conversiva na contemporaneidade” (orientadora: Profa. Dra. Célia Ferreira Carta Winter).

Atuou como psicóloga clínica no ambulatório do Hospital da UNIMED em Joinville-SC durante 4 anos. Foi professora substituta na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na disciplina “Fundamentos de Psicanálise” e também supervisora de estágio curricular em Psicologia hospitalar no Hospital de Caridade (2016). Lecionou no curso de pós-graduação da UNILAS/ANHANGUERA na disciplina de “Psicopatologias e comorbidades psiquiátricas”. Também lecionou disciplinas de Psicologia na Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI). Possui experiência no atendimento clínico de adolescentes e adultos, e também no campo da avaliação psicológica para cirurgia bariátrica e vasectomia. Atualmente também atua como professora particular nas disciplinas de Psicologia e de Psicanálise, coordena grupos de estudos e é professora convidada do curso de formação em psicanálise “(O) Curso Livre (da) Formação: Discursos e Dizeres da Clínica Psicanalítica” promovido pela UsinaDizer.

Para mais informações acadêmicas, bem como publicações, ver link do currículo Lattes.

Psicanalista Marlos Terêncio
Formação acadêmica: É psicólogo (CRP 12/04423) formado com mérito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2003. Também é Mestre em Psicologia (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, linha de pesquisa “Psicanálise, Sujeito e Cultura”. Sua dissertação “Um percurso psicanalítico pela Mística, de Freud a Lacan” foi publicada como livro pela Editora da UFSC (2011). Em 2013, obteve o título de Doutor em Psicologia pelo mesmo Programa de Pós-Graduação, defendendo a tese “O horror e o Outro: um estudo psicanalítico sobre a angústia sob o prisma do Unheimlich freudiano” (ver item Publicações). Em ambos os estudos de pós-graduação foi orientado pelo Prof. Dr. Fernando Aguiar Brito de Sousa.

Atuação e formação profissional: É psicanalista de orientação freudiana e lacaniana com 18 anos de experiência clínica, atuando em Florianópolis. É associado à Instituição Psicanalítica Corpo Freudiano do Rio do Janeiro desde 2012. É membro do Conselho Editorial da Coleção Janus (Ed. Contracapa) do Corpo Freudiano. Também é parecerista da Revista “Cadernos de Psicanálise” do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Além da atuação clínica em psicanálise, também atua como psicólogo na Gerência de Atenção à Saúde do Ministério Público de Santa Catarina. Possui título de Especialista em Psicologia Jurídica concedido pelo Conselho Federal de Psicologia (2009).

Áreas de pesquisa:  Interessa-se pelas interações da psicanálise com as artes (principalmente o cinema, as artes plásticas e a literatura), a antropologia, a filosofia e a mitologia. Desenvolveu estudos sobre a clínica psicanalítica da angústia em diálogo com o cinema e com a literatura (tese de doutorado). Realizou pesquisa sobre a experiência religiosa e mística sob o prisma psicanalítico (dissertação de mestrado). Atualmente se dedica ao estudo da fantasia em psicanálise.

Link para Currículo Lattes