Os Psicanalistas

Psicanalista Adriana Cândido da Silva
Psicóloga (CRP 12/09698) formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica pela PUC-PR. Mestre em Filosofia da Psicanálise pela UFSC. Atuou por 4 anos como psicóloga clínica no ambulatório do Hospital da UNIMED em Joinville-SC. Foi professora substituta da UNISUL, disciplina “Fundamentos de Psicanálise” (2016). Atualmente é professora de pós-graduação da UNILAS/ANHANGUERA, disciplina de “Psicopatologias e comorbidades psiquiátricas”. Possui experiência no atendimento clínico de adolescentes e adultos, e também no campo da avaliação psicológica para cirurgia bariátrica.

Psicanalista Marlos Terêncio
Formação acadêmica: É psicólogo (CRP 12/04423) formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2003. Também é Mestre em Psicologia (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, linha de pesquisa “Psicanálise, Sujeito e Cultura”. Sua dissertação “Um percurso psicanalítico pela Mística, de Freud a Lacan” foi publicada como livro pela Editora da UFSC (2011). Em 2013, obteve o título de Doutor em Psicologia pelo mesmo Programa de Pós-Graduação, defendendo a tese “O horror e o Outro: um estudo psicanalítico sobre a angústia sob o prisma do Unheimlich freudiano” (ver item Publicações). Em ambos os estudos de pós-graduação foi orientado pelo Prof. Dr. Fernando Aguiar Brito de Sousa.

Atuação e formação profissional: É psicanalista de orientação freudiana e lacaniana com 14 anos de experiência clínica, atuando em Florianópolis. É associado da Instituição Psicanalítica Corpo Freudiano do Rio do Janeiro desde 2012. É membro do Conselho Editorial da Coleção Janus (Ed. Contracapa) do Corpo Freudiano. Também é parecerista da Revista “Cadernos de Psicanálise” do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, desde 2012. Além da atuação clínica em psicanálise, também trabalha como psicólogo no Ministério Público de Santa Catarina, sendo que possui Título de Especialista em Psicologia Jurídica concedido pelo Conselho Federal de Psicologia (2009).

Áreas de pesquisa:  Interessa-se pelas interações da psicanálise com as artes (principalmente as artes plásticas, a literatura e o cinema), a antropologia, a filosofia e a mitologia. Desenvolveu estudos sobre a clínica psicanalítica da angústia em diálogo com o cinema e com a literatura (tese de doutorado). Realizou pesquisa sobre a experiência religiosa e mística sob o prisma psicanalítico (dissertação de mestrado). Atualmente se dedica ao estudo da fantasia em psicanálise.

Link para Currículo Lattes